Governo do estado renova frota de ambulâncias do SAMU e garante reforço no atendimento

As Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina estão ganhando um reforço. O Governo do Estado, por meio do contrato de gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a FAHECE, garantiu os recursos para renovação da frota. Nesta segunda-feira, 8, foram entregues quatro novas ambulâncias. Durante o mês de abril e maio, outras 23 novas viaturas serão destinadas para atualização do serviço no Estado.

Novas ambulancias SAMU05

 

“Estamos trabalhando constantemente pela melhoria dos nossos serviços e a renovação das frotas de ambulâncias fazem parte destes investimentos. Viaturas novas evitam a manutenção e contribuem com o tempo resposta das ocorrências”, ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Ao todo, 27 novas ambulâncias serão entregues para o SAMU/USA. As viaturas darão suporte para as equipes que prestam o serviço de UTI Móvel do SAMU. Nesta segunda-feira, foram entregues as ambulâncias para as macrorregiões Sul, Meio Oeste, Oeste e Vale do Itajaí.

“Temos um compromisso de atualização e manutenção da nossa frota, porque isso significa melhor serviço para a população e melhor condições para nossas equipes focarem no que realmente importa, que é salvar vidas”, afirma a diretora do SAMU/USA, Carla Birolo Ferreira. Ela afirma que as ambulâncias substituídas pelas novas, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde, passarão por uma manutenção preventiva e corretiva mais minuciosa e serão utilizadas como backups do serviço.

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, afirma que desde que a Fundação assumiu o contrato de gestão do SAMU junto à Secretaria de Estado da Saúde vem trabalhando para atualizar a frota, investir em melhorias nas bases de atendimento e atender as especificações do Ministério da Saúde. “Sabemos que garantir as condições técnicas para a equipe exercer o seu papel requer atenção e investimento permanentes. Estamos comprometidos com isso”, afirmou.

Fonte: SES/SC