Representantes do governo uruguaio vêm conhecer programas de sucesso do Governo de Alagoas

Comitiva do Uruguai esteve na sede da Sesau antes de seguir para visitas em hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu uma comitiva do Governo do Uruguai nesta terça-feira (2), para uma visita em hospitais da rede estadual. Eles vieram conhecer programas de sucesso implementados pelo Governo de Alagoas, como o AVC Dá Sinais e o Bate Coração, voltados ao tratamento de pacientes acometidos por derrame e infarto.

Os representantes do Governo do Uruguai, Marcelo Lens e Lucero Sarria, foram recebidos pelo secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda; pelo diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo; e pelo coordenador do Programa AVC Dá Sinais, neurologista Matheus Pires. Após reunião com gestores e técnicos da Sesau, a comitiva se dirigiu ao Hospital Metropolitano de Alagoas e Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene para conhecer os dois programas.

Representante do Ministério da Saúde do Uruguai vieram para Alagoas em busca de experiências exitosas no SUS

“Hoje é um dia muito importante para Sesau e para Alagoas, diante da vinda da delegação do serviço de saúde do Uruguai, que equivale ao Ministério da Saúde do Brasil. Essa visita nos enche de orgulho, uma vez que eles vieram conhecer os dois cases de sucesso do Governo do Estado. É a prova do excelente exemplo que Alagoas tem demonstrado na área da saúde pública, seja para outros estados da Federação como para outros países”, salientou Gustavo Pontes de Miranda.

O representante da Administração dos Serviços de Saúde do Uruguai, Marcelo Lens, ressaltou que a visita tem o propósito de levar as experiências exitosas de Alagoas para o seu país. “É um grande prazer poder conhecer essas experiências exitosas de atenção ao infarto agudo do miocárdio  e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Estamos muito interessados em implementar estratégias para atender essas patologias e, por isso, viemos conhecer os processos de gestão dos hospitais alagoanos que desenvolvem o AVC Dá Sinais e o Bate Coração, que são experiências exitosas para o Brasil e o mundo”, disse Lens.

No Hospital Metropolitano de Alagoas, os representantes do governo uruguaio conheceram o Programa AVC Dá Sinais

Os Programas

Na busca por oferecer tratamento rápido e eficiente, Alagoas foi pioneiro no país na criação de uma rede de cuidados exclusiva para tratar os pacientes acometidos pelo AVC, conhecido popularmente como derrame. O Programa AVC Dá Sinais foi criado em agosto de 2021 e já beneficiou milhares de alagoanos, por meio de um aplicativo de telemedicina, que agiliza o diagnóstico. A iniciativa já colhe frutos positivos, e Alagoas conseguiu reduzir em 5% a taxa de mortalidade por AVC na rede pública de saúde na comparação entre 2022 e 2023.

“É uma alegria receber representantes de outro país, a exemplo do Uruguai, para conhecer nossos programas, que são estaduais e totalmente financiados pelo SUS [Sistema Único de Saúde], atendendo a população da melhor forma. Agradecemos à gestão estadual, que vem dando apoio para mantermos os programas funcionando bem, como também para permitir as expansões que vem sendo realizadas nos últimos tempos”, expôs o coordenador do AVC Dá Sinais, Matheus Pires.

No Hospital do Coração Alagoano, comitiva do Uruguai conheceu o Programa Bate Coração

O diretor do Hospital do Coração Alagoano e coordenador do Bate Coração, Otoni Veríssimo, informou que o programa, que tem como objetivo reduzir o tempo-resposta e otimizar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), tem sido uma marca da gestão estadual de saúde em Alagoas, devido ao investimento em tecnologia, assegurando o melhor atendimento à população.

“Para nós, do Hospital do Coração Alagoano, é uma enorme honra receber representantes de outros países para conhecer o Bate Coração, que é um programa que vem salvando vidas. O Governo do Estado vem assegurado todo o apoio operacional, logístico e de gestão para que esse programa realmente seja implementado como uma política pública de Estado”, destacou Otoni Veríssimo.

Repórter: Suely Melo
Fotos: Anderson Oliveira e Carla Cleto