SES destaca prioridades e avanços no II Seminário Estadual de Avaliação da Planificação

– Secretário Tiago Fernandes participa da abertura do II Seminário Estadual de Avaliação da Planificação (Foto: Israel Pontes).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), iniciou, nesta quinta-feira (16), o II Seminário Estadual de Avaliação da Planificação, com foco na apresentação das experiências exitosas desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS), da Macrorregião Leste. O evento prossegue até esta sexta-feira (17), no Hotel Blue Tree Towers, em São Luís (MA). 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforçou compromisso e o empenho do Governo do Estado com planificação no Maranhão. “A planificação é uma política do Governo do Estado e vai acontecer em todo o Maranhão. Nossos melhores indicadores estão na Região Macro Leste, exatamente onde está a Planificação. Nesse sentido, há uma determinação do governador Carlos Brandão para que façamos um esforço conjunto para fortalecer o cuidado e a melhoria dos indicadores de saúde da população em todo o estado, e o caminho é uma APS mais forte em todo o Maranhão”.O coordenador técnico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e BP da Planificação em Atenção à Saúde, Everton Rodrigues, agradeceu o empenho e o trabalho desenvolvido no Maranhão.

“Os usuários do SUS, no Maranhão, estão recebendo uma rede mais organizada, uma assistência mais qualificada e com isso a diminuição das famosas filas, porque ele já tem sua consulta marcada com agendamento e retorno garantido. Ou seja, o impacto da Planificação é exatamente esse de um SUS mais organizado”, disse.

A coordenadora da APS de Coelho Neto, Flávia Ribeiro, ressaltou os resultados da planificação no município. “A planificação ajuda a organizar os nossos processos de Saúde e linhas de cuidado, e também na especializada. Podemos dizer que hoje trabalhamos de maneira organizada, e dentro da unidade, também dos cuidados a atenção de doenças crônicas”, disse.

Participaram ainda do evento, o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto; a representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA), a secretaria do Município de Caxias, Monica Cristina Gomes, além da participação por meio de videoconferência do coordenador técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fernando Cupertino, e do coordenador geral de Saúde da Família e Comunidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, José Eudes Vieira.

Seminário

A avaliação da Planificação da Atenção Primária (PAS) é uma forma de sintetizar evidências da Gestão e organização da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde e os avanços da planificação nos territórios e expansão da PAS no Maranhão.

Ainda na programação do seminário, os municípios apresentarão 10 experiências exitosas. Nesta quinta-feira (16), as experiências sobre a Implementação da Estratificação de Risco Gestacional em Coroatá; Estratificação de risco como ferramenta de autocuidado ao idoso na Atenção Primária em Saúde; Fortalecimento da assistência materno-infantil; Fluxograma de assistência à criança na Atenção Primária à Saúde.

Na sexta-feira (17), a programação prossegue com a apresentação das experiências exitosas Compartilhamento do cuidado de crianças e gestantes de alto risco: atribuições do Núcleo de Ensino e Pesquisa em um Ambulatório Modelo Pasa; Circuito Gesta Saúde+: uma estratégia para fortalecer a adesão ao pré-natal.

Ainda na programação de sexta-feira conta com programação sobre a Contribuição da implementação do painel de risco estratificado para o cuidado e organização da APS: relato de experiência; Tutoria municipal como estratégia de capilarização e fortalecimento da planificação na atenção primária à saúde em um município do Maranhão; Implantação de visita guiada das gestantes à maternidade como estratégia de empoderamento e incentivo ao parto vaginal e a Construção do fluxograma de atenção à criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Também será escolhida pelos participantes do seminário a experiência mais exitosa. A iniciativa selecionada representará o Maranhão no Seminário Final da Beneficência Portuguesa, no dia 9 de dezembro, em São Paulo. O seminário antecede a Conferência Nacional da Planificação.

Fonte: SES/MA