Sesau distribui para os municípios ‘Guia Orientador para Atendimento na Saúde Bucal durante a Pandemia’

A Secretária de Saúde do Estado (Sesau), por meio da Gerência de Atenção Primária (GAP), iniciou, nesta segunda-feira (14), a distribuição do ‘Guia Orientador para Atendimento na Saúde Bucal durante a Pandemia’. O material é voltado aos profissionais da saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de especialidades odontológicos dos 102 municípios.

Desenvolvido pela equipe técnica de Saúde Bucal do Estado, o guia tem o objetivo de orientar e instruir no processo de trabalho dos profissionais que voltam a atender após a pausa devido à pandemia. As normas incentivam o teleatendimento, triagem prévia, além dos cuidados a serem seguidos com pacientes dos grupos de risco, especialmente, gestantes e imunossuprimidos.

A assessora técnica de saúde bucal da Sesau, Maria de Lourdes Mota, esclarece que o guia apresenta as normas técnicas de biossegurança e cuidados especiais antes e durante o atendimento, evitando a disseminação da doença. “O guia vem sendo distribuído para os municípios desde o início da pandemia, em 2020, como um protótipo de um Guia Orientador e uma Nota Técnica sobre o Teleatendimento. Mas, o guia atual a ser distribuído é um documento mais amplo, com bem mais informações e baseado no conhecimento já adquirido com relação à Covid-19 e suas variantes”, disse.

Ainda de acordo com a assessora de Saúde Bucal da Sesau, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Alagoas já é possível retomar o atendimento odontológico nas UBS.  “Por ser um atendimento onde os pacientes estão em contato direto com os dentistas, o medo do contágio afastou os usuários, apesar da garantia de EPIs nas UBS e dos cuidados adotados pelos profissionais. Os atendimentos eletivos foram suspensos, ficando apenas as urgências e emergências. Agora, aos poucos, estão voltando ao normal, mas, é necessário não descuidar dos procedimentos preventivos preconizados”, enfatizou Maria de Lourdes Mota.

Para adquirir o ‘Guia Orientador para Atendimento na Saúde Bucal durante a Pandemia’ os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Saúde Bucal, através do e-mail saude.bucal.alagoas@gmail.com.

Fonte:  SES/AL

Repórter: Ruana Padilha
Repórter Fotográfica: Carla Cleto