Técnicos do HGE são treinados sobre qualidade profissional e segurança dos pacientes

Profissionais do setor de Imagem, serviço social, nutrição, núcleo de segurança do paciente e enfermeiros, participam da ação

Comunicação assertiva, segurança do paciente e gestão de conflitos foram os primeiros temas abordados na capacitação intitulada Educa Saúde, promovida para os profissionais da assistência do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Os encontros acontecem quinzenalmente e devem durar até o mês de outubro de 2023.

Segundo Janeide Pontes Amaral, assessora administrativa e coordenadora do Serviço de Desenvolvimento de Pessoas (SDEP) do HGE, “a intenção é manter uma rotina de capacitações no hospital, primando sempre pelas boas práticas no ambiente hospitalar e o cuidado com os riscos de acidentes de trabalho”, destacou.

Para isso foi convidada a enfermeira e professora Larissa Tabosa, especialista em saúde pública, consultora em gestão em saúde e auditoria. “Estamos trabalhando com foco em melhorias, tanto para o hospital, olhando sob uma ótica geral, mas, pensando, principalmente, nos profissionais, dando subsídios para se sentirem cada vez mais capazes em suas habilidades no ambiente de trabalho. E os ganhos virão naturalmente, tanto para os profissionais, quanto para os clientes, visando sempre a segurança do paciente e a humanização hospitalar”, ressaltou.

Larissa realiza rounds de sensibilização e propõe metodologias ativas para boas práticas no ambiente hospitalar. Nos primeiros encontros, foram trazidas reflexões sobre a comunicação em saúde, discussões sobre a segurança do paciente no hospital, educação em saúde e sua relação com a segurança do paciente, teorias da gestão de conflitos, com o conhecimento e reflexões acerca dos diferentes modelos de resolução. Estão participando profissionais do setor de Imagem, serviço social, nutrição, núcleo de segurança do paciente e enfermeiros de várias áreas.

O médico Gustavo Pontes de Miranda, secretário de Estado da Saúde, salienta que o treinamento para assegurar a segurança do paciente é uma iniciativa fundamental para qualificar a assistência. “A ação é fundamental e deve ser repetida periodicamente para assegurar o bem estar de nossos pacientes”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfica: Neide Brandão