Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente



A Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conass foi instituída em 2017 e é composta por representantes das Secretarias de Estado da Saúde indicados pelo Secretário(a) Estadual de Saúde, por meio de ofício para titular e suplente.

Tem por objetivo prestar assessoria à Secretaria Executiva do Conass, à Diretoria e à Assembleia dos Secretários, na formulação de políticas e estratégias de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente por meio de um importante espaço para a construção de consensos técnicos e para a integração das equipe das Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal.

A agenda dessa Câmara Técnica compreende tanto a discussão de temas técnicos de importância para subsidiar o posicionamento do Conass nos espaços de discussão tripartite e de controle social, como a troca de experiências entre as SES, no sentido do aprimoramento da gestão estadual e dos processos de trabalho das equipes, com a finalidade de recomendar e subsidiar adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de risco à saúde relacionados à Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente.

Acesse aqui a Área Restrita

Responsável Técnica: Carla Ulhoa André (carla.ulhoa@conass.org.br)

Projetos da CTQCSP

  • PROJETO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2020 a 2023

O projeto visa contribuir com as SES no Aprimoramento da Gestão da Segurança do Paciente em todos os níveis de Atenção à Saúde, por meio do Plano Estadual de Saúde (PES) do período 2020-2023. Serão elaborados um manual de implementação com as metas de Segurança do Paciente para o PES e um instrumento para acompanhamento destas metas.

Para implantação do projeto, serão realizadas oficinas de trabalho presenciais e por videoconferência, por meio das quais, o Conass dará subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de reuniões e de oficinas para os representantes da SES. Também serão ofertados, ao corpo gerencial das SES, conteúdos técnicos que contribuam com a elaboração da proposta de Gestão da Segurança do Paciente a ser incluída no Plano Estadual de Saúde.

Saiba mais no vídeo abaixo:

O caderno da Coleção Conass Documenta – Aprimoramento da Gestão da Segurança do Paciente no Plano Estadual de Saúde (PES) 2020-2023 – tem o objetivo de atualizar informações, incrementar o debate e potencializar a cooperação entre as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), interessados e estudiosos do tema, dando ênfase à possibilidade de alcance de iniciativas sustentáveis dessa temática no SUS.

CLIQUE AQUI para acessar o caderno da Coleção Conass Documenta – Aprimoramento da Gestão da Segurança do Paciente no Plano Estadual de Saúde (PES) 2020-2023.

  • PROJETO QUALIDADE DO CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

O projeto tem como objetivo implantar e promover práticas voltadas à Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde, junto às Secretarias Estaduais de Saúde. A execução desse projeto compete ao Hospital Moinhos de Vento/RS.  sendo as áreas técnicas e de atuação responsáveis, no Ministério da Saúde, a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e o Desenvolvimento de Técnicas e Operação de Gestão em Serviços de Saúde. PROADI-SUS

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO “SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: TEORIA & PRÁTICA”.

  • PROJETO PESQUISA MULTICÊNTRICA SOBRE EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A MEDICAMENTOS (PMEAM)

Este projeto contribui para suprir esta lacuna e aumentar a base de evidências acerca da carga de dano e seu impacto financeiro no SUS. Foi realizada uma pesquisa multicêntrica com o objetivo de mapear a ocorrência de eventos adversos relacionados a erros de medicação e seu impacto no desfecho, tempo de permanência e custos em unidades neonatais de cuidados intensivos e intermediários de hospitais localizados em municípios que aderiram à planificação, representantes de diferentes regiões de saúde.

O projeto foi conduzido por um grupo de consultores especializados no tema e englobou uma ampla revisão de literatura e uma pesquisa de campo transversal baseada em revisão de prontuários. Foram identificadas ainda estratégias institucionais de melhoria para prevenção e mitigação de impacto. A pesquisa incluiu também uma análise da narrativa apresentada pela grande mídia sobre a temática segurança do paciente.

CLIQUE AQUI para acessar a publicação “Pesquisa Multicêntrica sobre Eventos Adversos Relacionados a Medicamentos (PMEAM)”.

  • QUALIDADE NO CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE: EDUCAÇÃO, PESQUISA E GESTÃO

CLIQUE AQUI para acessar a publicação “Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente: Educação, Pesquisa e Gestão”

A referida publicação, que integra a série Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (LEIASS), uma iniciativa da cooperação institucional entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil – Conass e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova Lisboa – IHMT NOVA, apresenta os artigos produzidos por destacados especialistas do Brasil e de Portugal, com ênfase no apoio da Escola de Saúde Pública – ENSP, sobre o tema da Segurança do Paciente.

Os artigos foram elaborados por integrantes de diversas áreas do conhecimento e permitem discutir as lições aprendidas, as perspectivas da educação, da pesquisa e da gestão, visando à Segurança do Paciente, de modo a contribuir para que benefícios concretos possam ser trazidos às populações desses países e de todos os que integram o universo da lusofonia.

Para fazer essa ampla reflexão, foram convidados mais de 70 autores, reconhecidos por seus relevantes esforços e por sua liderança, ligados estrategicamente aos temas da Educação e da Segurança do Paciente, o que permite proporcionar ao leitor a oportunidade de aprofundar as reflexões e conhecimentos nesses campos, na busca de reduzir danos evitáveis e custos. Na prática, esta publicação apresenta mecanismos de segurança do paciente vinculados à gestão, assim como processos de garantia da qualidade, a legislação e regulamentos atinentes à matéria, além de apontar os avanços da temática no âmbito da educação e da pesquisa.

Dividida em duas partes, a obra sublinha a importância crescente da Segurança do Paciente como um esforço global urgente, por intermédio do impulso político contínuo e do apoio a iniciativas, nas universidades e nos serviços de saúde, que têm por objetivo eliminar os danos evitáveis à saúde das pessoas.

Links e Documentos Gerais

Global Patient Safety Action Plan 2021-2030

Portarias, Notas Técnicas e Resoluções

Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde (ANVISA)

Protocolos

Documentos Gerais

Classificação Internacional de Segurança do Paciente – OMS     http://www.who.int/patientsafety/implementation/taxonomy/en/

Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf


UFTitularSuplente
ACMaria Marluce de Santana SouzaEdiney Santos Silva
ALMarcela das Neves GuimarãesWaldice Maria Peixoto Lima de Almeida
AMEvelyn CampeloMárcio André Heidtmann Monteiro
APIngride Lima dos ReisJeferson William da Costa Araújo
BATereza Cristina Paim Xavier CarvalhoSilvana Lúcia Pereira de Oliveira
CEMaria Dolores Duarte FernandesMaria Virma de Freitas Machado
DFRenato Lopes SantosFabiana de Mattos Rodrigues
ESNajla Gomes Nagib PauloCamila Verane Delboni Telles
GOAdriana Gomes PereiraEliane Rodrigues da Cruz
MAMayrlan Ribeiro AvelarFlávia Regina Vieira da Costa
MGAnderson Macedo RamosNádia Aparecida Campos Dutra
MSÂngela Marisa Dias AguiarJanainne Moraes Vilela Escobar
MTCaroline Campos Dobes Contúrbia NevesMaria do Carmo Souza
PAMilvea Franciane Ferreira CarneiroElilma Andrade Ferreira
PBVívian de Oliveira LopesMarcela Tarcia Barros Pereira
PEErika Patrícia Lopes da SilvaCarla de Albuquerque Araújo
PITatiana Vieira Souza Chaves Romênia Nolêto Guedes
PRVirginia Dobkowski Franco dos SantosEstelamaris da Silva Santos
RJClaudia Maria Braga de MelloAdna dos Santos Sá Spasojevic
RNAlessandra Alves da SilvaDanielly Isabel Gomes de Lima
RORosa Maria Ferreira de AlmeidaMaria Leiliane Brito
RRSuelen Cristina Barbosa BeloRafael Chrusciak
RSLieli Dapieve CeolinJéssica Melo da Silva
SCJanete Ferreira PinheiroSimone Suplicy Viera Fontes
SELiane Rocha Machado Maíza Daiane Alves de Souza
SPTeresa Cristina Gioa SchimidtMaria Aparecida Martins Aguiar
TOMayzza C. RodriguesCristiany B. Castro
<-Voltar