Avaliação em promoção da saúde
Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (LEIASS).

 

capa-avaliacao-em-promocaoO propósito desta antologia foi o de sistematizar a trajetória da Cooperação Internacional em parceria entre a Canadian Public Health Association (CPHA), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e a Cátedra de Abordagens Comunitárias e Iniquidades em Saúde (CACIS). Ela reúne um conjunto de artigos científicos e ensaios desenvolvidos no âmbito dessa mútua e profícua colaboração ao longo de 10 anos que marcam a pluralidade e a historicidade de teorias, práticas, atores e contextos em que se construiu.

 

O livro recupera também a importância da CACIS para a discussão conceitual e o debate interdisciplinar entre diversos paradigmas, teorias e metodologias presentes na área de avaliação em programas de promoção da saúde comunitária. Constitui, por isso mesmo, um convite à leitura e ao aprofundamento da discussão em torno da efetividade das intervenções complexas no processo decisório. Trata-se, portanto, de uma rica contribuição para os leitores de língua portuguesa – gestores, profissionais, acadêmicos e alunos – interessados no desenho e na implementação de ações voltadas para as desigualdades sociais e de desenvolvimento local, propondo abordagens que ampliam a compreensão sobre efetividade, evidências e o uso da avaliação em promoção da saúde.

 

Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde – LEIASS

O projeto Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde – LEIASS é fruto de um esforço conjunto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS (Brasil) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa – IHMT (Portugal). As duas instituições têm buscado ampliar seus intercâmbios e cooperação, com o intuito de difundir o conhecimento produzido nos dois países, em proveito de todos os demais, especialmente dos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP.