Sesapi capacita 140 instrutores em curso de combate às endemias

O objetivo é garantir melhores serviços no desenvolvimento de ações de atenção básica em saúde

O objetivo é garantir melhores serviços no desenvolvimento de ações de atenção básica
Cerca de 140 profissionais de saúde de todo o Estado iniciaram na manhã desta segunda-feira (23), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o curso de qualificação para Agentes de Combate às Endemias. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS).
O objetivo é garantir melhores serviços no desenvolvimento de ações de atenção básica, voltadas para promoção, prevenção e controle de doenças. O curso acontece nos turnos manhã e tarde e se estenderá até a sexta-feira (27).

O treinamento teve início às 09h, com a solenidade de abertura, e contou com a presença da gerente de Desenvolvimento e Qualificação da Sesapi, Conceição Santos, da coordenadora da capacitação, Nayana Santos, do coordenador de Vigilância Ambiental da Sesapi, Inácio Lima, e do diretor da Unidade de Organização Hospitalar da Sesapi, Telmo Mesquita, que, na ocasião, esteve representando o secretário de estado da Saúde, Ernani Maia.

O programa do curso compreende quatro módulos: palestras, apresentação do curso, planejamento pedagógico e oficinas pedagógicas. Ambos elencados como prioritários para intensificação das ações de vigilância à saúde da população. “É um momento ímpar na história da saúde do Estado, já que cerca de 1.700 profissionais serão capacitados posteriormente por esses futuros instrutores, que sairão daqui aptos a dar um novo vigor para o combate e a prevenção de endemias”, disse Inácio Lima.

Segundo Francisco Lemontier, supervisor de endemias de Oeiras, e um dos participantes, “são oportunidades como estas que permitem aos agentes se aperfeiçoarem, adquirirem novos conhecimentos e, consequentemente, promoverem mais qualidade no contato com a população”, disse.


Por Adrianno Magno
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074